The Data Journalism Handbook – para baixar

Este livro  foi publicado no meio deste ano e vou traduzir abaixo um trecho dele  falando por si o que pretende ser e disponibilizar um link para download(na imagem):

O que este livro é (e o que não é)

Este livro pretende ser um recurso útil para qualquer um que acredita estar interessado em tornar-se um jornalista de dados ou apenas que esteja explorando o Jornalismo de Dados.

Muitas pessoas contribuíram para escrevê-lo e tentamos deixar, através da nossa edição, que brilhassem suas vozes e pontos de vistas diferentes.  Esperamos que ele se pareça com uma conversa rica e informativa sobre o que o Jornalismo de Dados é, porque ele é importante e como fazê-lo.

Lamentavelmente o ato de ler este livro não irá lhe fornecer um repertório suficientemente abrangente sobre todos os conhecimento e habilidades que você precisa para se tornar um jornalista de dados. Isso exigiria uma vasta biblioteca ocupada por centenas de especialistas capazes de responder perguntas sobre centenas de temas. Felizmente esta biblioteca existe e é chamada de Internet. Em vez disso esperamos que este livro lhe dê uma percepção de como começar e onde procurar caso queira ir mais longe. Exemplos e tutoriais servem para ser ilustrativos e não exaustivos.

Nós nos consideramos muito sortudos por termos tido tanto tempo, energia e paciência por parte de todos os nossos colaboradores e demos o nosso melhor para utilizá-los com sabedoria. Esperamos que – além de ser utilizado como uma útil fonte de referência – este livro faça algo para documentar a paixão e entusiasmo, a visão e energia de um movimento nascente. Este livro busca para passar uma noção do que acontece nos bastidores, das histórias por trás das histórias.

O Manual de Jornalismo de Dados é um trabalho em progresso. Se você acredita que há alguma coisa que precisa ser alterada ou que esteja conspicuamente ausente, por favor nos indique para inclusão numa próxima versão. Esta obra também encontra-se livremente disponível sob a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual em www.datajournalismhandbook.org e nós fortemente o incentivamos a compartilhá-lo com alguém que você acredite que possa estar interessado em ler.

– Jonathan Gray, Open Knowledge Foundation (@jwyg), Liliana Bounegru, European Journalism Centre (@bb_liliana), and Lucy Chambers, Open Knowledge Foundation (@lucyfedia), March 2012

(clique na imagem para baixar o livro)

Anúncios
Com as etiquetas , , ,

Compartilhe ideias!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: